CI

Estiagem prolongada atrapalhou a safra do algodão em Mato Grosso

As máquinas ainda estão trabalhando na colheita e as previsões indicam uma produção menor que a do ano passado


A estiagem prolongada atrapalhou a safra do algodão em Mato Grosso. As máquinas ainda estão trabalhando na colheita e as previsões indicam uma produção menor que a do ano passado.

A colheita do algodão em Mato Grosso está em ritmo acelerado. De acordo com o último levantamento feito pelo Imea – Instituto de Economia Agropecuária do Estado, quarenta por cento da área plantada já foi colhida.

Segundo o Imea, a safra deste ano apresenta uma perda na produtividade devido à estiagem nos meses de março e abril. Outra informação do relatório aponta queda no preço no mercado interno por causa da intensificação do trabalho no campo e o início da colheita em outros Estados como Goiás e Bahia.

Em Mato Grosso, no município de Alto Garças, por exemplo, a arroba da pluma foi negociada esta semana por R$ 51,40. Houve queda de 1,3% no mês de julho. Mesmo assim, a cotação ainda está 39% acima em relação ao ano passado.

O relatório do Imea também faz uma nova estimativa do total da safra este ano em Mato Grosso. A produção de algodão em caroço deve cair quase 5% em relação à colheita do ano passado. O Ministério da Agricultura, através da Conab, também faz um acompanhamento mensal das culturas. Os próximos números do governo devem ser divulgados.

No mercado internacional, o preço do algodão está hoje 30% acima do registrado em julho do ano passado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.