Estiagem prolongada causa mortes de reses em GO
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,170 (1,12%)
| Dólar (compra) R$ 5,59 (-0,36%)


Agronegócio

Estiagem prolongada causa mortes de reses em GO

Só numa fazenda na região do Jacaré morreram 10 cabeças
Por:
193 acessos

Só numa fazenda na região do Jacaré morreram 10 cabeças. Tem-se notícias de mortes de vacas leiteiras na Fazenda Santo Antônio e na região do Cedro. O certo é que com o castigo da seca reses já estão morrendo no município de Iporá.

A chuva demora a chegar para melhorar pastagem e propiciar as boas condições de alimentação do gado. Isso tem preocupado os produtores rurais do município. Nossa reportagem foi até o Sindicato Rural de Iporá/Diorama para ouvir dos líderes da classe produtora sobre o assunto. José Carlos Ferreira, vice-presidente do Sindicato Rural e presidente da Comissão Leiteira, diz que a situação é preocupante pois não há uma chuva maior desde o dia 4 de abril.

Ele prevê que a situação vai ficar pior, a partir de agora, se não houver as chuvas esperadas. E quanto a chuvas, ele diz que é preferível que, ao chegar, que as chuvas sejam constantes, pois uma chuva só, isolada, sem uma continuidade, pode ser até pior, pois o gado passa a preferir comer a brota e se recusa à pastagem seca, o que o debilita ainda mais.

José Carlos Ferreira afirma que, em outros anos, esta situação de estiagem prolongada já foi pior. Ele afirma que hoje os produtores estão muito prevenidos com silagens e proteinados e isso garante vida para o gado, especialmente para o gado de leite, mais frágil às conseqüências da seca.

José Carlos recomenda aos produtores que, para evitar percas de reses, é melhor gastar com aquisição de suplemento alimentar, pois do contrário, o prejuízo fica maior, com mortes de reses.

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink