CI

Estiagem reduz oferta de trigo na Austrália


A safra de trigo da Austrália poderá cair até 59%, maior retração ano a ano das últimas seis décadas em razão da seca que se abateu sobre o terceiro maior produtor mundial de grãos no ano passado, informam analistas de mercado.

A estimativa é de que a Austrália colha cerca de 9,8 milhões de toneladas de trigo nesta safra que se encerra em janeiro, segundo a previsão média de dez analistas e operadores. Será a menor safra dos últimos oito anos, e deve ser comparada à última safra, de 23,96 milhões de toneladas (ver Pág. B-14).

O preço futuros de trigo na Chicago Board of Trade (CBoT) dispararam em um terço este ano, depois que a seca reduziu as safras da América do Norte e da Austrália. O governo, que estima que a seca custará 5,4 bilhões de dólares australianos (US$ 3,03 bilhões) ao país, deverá reduzir na próxima segunda-feira sua projeção de produção de trigo pela quinta vez este ano.

"Áreas que tinham se mostrado consideravelmente promissoras, principalmente a Austrália do Sul, ficaram simplesmente sem umidade", disse Dennis Wise, analista da empresa de pesquisa de commodities ProFarmer Australia, com sede em Perth. O Departamento de Agricultura e Recursos Econômicos da Austrália reduziu pela última vez a estimativa da safra 2002-2003 de trigo a 29 de outubro, para 10,1 milhões de toneladas.

O departamento de meteorologia do governo informou este mês que metade da Austrália teve precipitações em outubro na faixa dos 10% menores volumes já registrados, o que levou o país ao que pode se caracterizar como a pior seca dos últimos 100 anos.

As exportações de trigo da Austrália respondem por 15% do comércio mundial, que contribuiu com 4,6 bilhões de dólares australianos (US$ 2,58 bilhões) para as receitas de exportação do país no ano.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.