CI

Estímulo atóxico para a defesa das plantas é tema no IV Fórum Abisolo

“Indução de Resistência de Plantas”, será uma das palestras do evento


No próximo dia 12 de abril, às 15h30, o professor Ph.D da Universidade Federal de Lavras, Mário Lúcio Vilela de Resende explicará sobre os mecanismos da Indução de Resistência de Plantas

“Indução de Resistência de Plantas”, será uma das palestras do IV Fórum Abisolo. Ministrada por Mário Lúcio Vilela de Resende, professor Ph.D da Universidade Federal de Lavras. Ele explica que o tema pode ser comparado a uma vacina para as plantas. “A indução de resistência consiste na ativação de mecanismos de defesa latentes nas plantas, fortalecendo-as contra o ataque de patógenos e outros organismos intrusos”, descreve.


Resende comenta que o objetivo é desenvolver produtos que disparam estes mecanismos de auto-defesa das plantas, protegendo-as contra doenças e pragas. A indução é muito utilizada e já existem vários produtos no mercado, que desempenham tal função. “Estes produtos são considerados de última geração, pois são geralmente atóxicos e causam menor impacto ambiental. Eles agem na planta e não diretamente sobre os patógenos, por exemplo, como o fazem fungicidas e bactericidas”.

Avanços na pesquisa envolvendo a indução de resistência em plantas vêm sendo acompanhados pelo surgimento de novos produtos comerciais que apresentam maior eficácia, estabilidade e menor impacto ao ambiente, sendo capazes de propiciar melhorias na produtividade agrícola, devido à redução de perdas ocasionadas por estresses bióticos (extratos vegetais, microrganismos ou parte desses) e abióticos (substâncias químicas).


O IV Fórum Abisolo pretende reunir empresas de nutrição vegetal, técnicos e acadêmicos para discutir os rumos da produção agrícola sustentável. Para a direção da Abisolo, este conceito está entre as chaves para dobrar a produção mundial de alimentos nos próximos 40 anos e, assim, atender à crescente população mundial, que deve chegar a 8 bilhões de pessoas em 15 anos.

A palestra “Indução de Resistência de Plantas”, acontece no dia 12 de abril, às 15h30, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da Esalq, em Piracicaba – SP.

As informações são da assessoria de imprensa da Abisolo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.