Estoque de trigo da Índia deve cair para menor nível em 10 anos, dizem especialistas

Agronegócio

Estoque de trigo da Índia deve cair para menor nível em 10 anos, dizem especialistas

2 milhões de toneladas já chegaram a vários portos
Por:
745 acessos

2 milhões de toneladas já chegaram a vários portos

Os estoques de trigo da Índia em abril do próximo ano, quando a nova temporada começar, deverão estar em seus níveis mais baixos em mais de uma década, após duas secas sucessivas terem prejudicado a umidade do solo e diminuído a produção, disseram operadores e especialistas do setor.

Os baixos estoques forçarão a Índia a importar cerca de 6 milhões de toneladas de trigo nos anos fiscais que terminam em março de 2017 e março de 2018, para conter os preços locais, que subiram 40 por cento desde o início deste ano fiscal, em abril de 2016, disseram.

Das 2,7 milhões de toneladas contratadas para importação desde abril de 2016, 2 milhões de toneladas já chegaram a vários portos.

"Nós esperamos cerca de 3 milhões de toneladas de trigo importado neste ano e uma quantidade similar no próximo ano, já que os estoques da FCI irão cair para um milhão de toneladas abaixo da meta", disse o analista de mercado Tejinder Narang, de Nova Délhi, referindo-se à estatal Food Corporation of India (FCI).

A FCI, vinculada ao governo, compra grãos de agricultores locais, a um preço estabelecido pelo Estado, para construir reservas e executar um gigantesco programa de distribuição de alimentos. Ele permite que cerca de 67 por cento dos 1,3 bilhão de habitantes da Índia tenham acesso a trigo e arroz extremamente baratos.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink