CI

Estoque recorde de algodão deve reduzir área de plantio na próxima safra

Consultor adverte que tendência para cultivo da pluma é baixíssimo



Com possibilidade de registrar um recorde histórico de algodão estocado no final da próxima safra, o consultor de mercado Carlos Cogo, da Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica, adverte que a área destinada para o cultivo da pluma deva diminuir na temporada 2014/15. Além disso, o valor do algodão negociado no mercado doméstico também deve acarretar em uma redução na produção da fibra, diz Carlos Carlos.

“Realmente, a tendência é baixista para o algodão. O algodão negociado no mercado doméstico perdeu, pela primeira vez desde junho de 2013, o suporte psicológico de R$ 1,90 por libra-peso do Indicador Cepea/Esalq e esta queda reflete a desvalorização das cotações da pluma na Bolsa de Nova York e a pressão de colheita no Brasil. A desvalorização pode fazer com que agricultores reduzam a área destinada à fibra na próxima temporada 2014/2015, a exemplo do que ocorreu no ciclo 2012/2013”, ressalta.

A expectativa de produção de algodão aumentou 210 mil toneladas na safra 2014/15, segundo dados do Icac. Assim, os estoques mundiais vêm subindo, e ao final da próxima safra devem chegar a 21,43 milhões de toneladas, suficientes para suprir a demanda mundial por 11 meses.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.