Estoque recorde de algodão deve reduzir área de plantio na próxima safra

Agronegócio

Estoque recorde de algodão deve reduzir área de plantio na próxima safra

Consultor adverte que tendência para cultivo da pluma é baixíssimo
Por: -Lucas Rivas
1275 acessos

Com possibilidade de registrar um recorde histórico de algodão estocado no final da próxima safra, o consultor de mercado Carlos Cogo, da Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica, adverte que a área destinada para o cultivo da pluma deva diminuir na temporada 2014/15. Além disso, o valor do algodão negociado no mercado doméstico também deve acarretar em uma redução na produção da fibra, diz Carlos Carlos.

“Realmente, a tendência é baixista para o algodão. O algodão negociado no mercado doméstico perdeu, pela primeira vez desde junho de 2013, o suporte psicológico de R$ 1,90 por libra-peso do Indicador Cepea/Esalq e esta queda reflete a desvalorização das cotações da pluma na Bolsa de Nova York e a pressão de colheita no Brasil. A desvalorização pode fazer com que agricultores reduzam a área destinada à fibra na próxima temporada 2014/2015, a exemplo do que ocorreu no ciclo 2012/2013”, ressalta.

A expectativa de produção de algodão aumentou 210 mil toneladas na safra 2014/15, segundo dados do Icac. Assim, os estoques mundiais vêm subindo, e ao final da próxima safra devem chegar a 21,43 milhões de toneladas, suficientes para suprir a demanda mundial por 11 meses.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink