CI

Estoques de algodão na China podem passar de 12,5 milhões de toneladas

Em 2013, 11 milhões de toneladas da fibra foram armazenadas



Nos últimos anos a China elevou consideravelmente seu volume de compras, visando a suas necessidades de matéria-prima e valorização ao preço pago no algodão produzido internamente. 

Com isso, toda a pluma sem espaço no mercado produtivo foi estocada, elevando os estoques chineses para 11 milhões de t em 2013, com expectativa de 12,6 milhões de t em 2014, 60% dos estoques mundiais. Porém, tal situação chinesa coloca uma máscara no que realmente acontece no mundo. 

Conforme o boletim de Algodão divulgado pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), os estoques mundiais vêm sofrendo quedas consecutivas, com expectativa de mais queda pelos próximos quatro anos. Como exemplo, os estoques dos Estados Unidos têm projeção de cair aos menores níveis desde a safra 1990/91. 

Entretanto, o fato de que a produção mundial deve exceder ao consumo pelo quinto ano consecutivo, somado às novas políticas para frear o aumento dos estoques chineses, ainda traz expectativas pessimistas aos preços mundiais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.