Estradas da Bahia são recuperadas por parcerias público privadas
CI
Agronegócio

Estradas da Bahia são recuperadas por parcerias público privadas

Investimento na logística de escoamento da safra representa 7% do custo total de produção
Por:
Uma parceria inédita entre produtores rurais e a prefeitura de Barreiras, na Bahia, está recuperando 56 quilômetros de estradas por onde passam boa parte da produção agrícola da região.  A patrulha mecanizada está na Estrada do Café, uma das principais linhas produtivas do oeste da Bahia.
 
O trabalho de recuperação é resultado de uma parceria público-privada entre produtores, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e a prefeitura de Barreiras. As condições de muitas estradas vicinais da região atrapalham o escoamento da produção. O investimento na logística de escoamento da safra representa 7% do custo total de produção. Com a recuperação, a expectativa é reduzir esse percentual.
 
No ano passado, a patrulha mecanizada recuperou 75 quilômetros de estradas em outros trechos da região. A previsão em 2014 é recuperar quatro vezes mais quilômetros, até porque a produção que vai passar por esses caminhos é grande. A estimativa para a safra atual é de quase 7 milhões de toneladas de algodão, soja e milho. Na primeira etapa da obra, 50 propriedades serão beneficiadas.
 
“A ideia é fazer, pelo menos, 300 quilômetros este ano, o que representa economia direta para o produtor, mais facilidade na mobilidade e conservação das águas, evitando erosão e escorrimento de água pelas estradas”, diz João Carlos Jacobsen, diretor da Abapa.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink