CI

Estrangeiros invadem setor sucroalcooleiro no MS

Os estrangeiros estão chegando a MS e ampliando o domínio no setor


Os estrangeiros estão chegando a Mato Grosso do Sul e ampliando o domínio no setor sucroalcooleiro, que há alguns anos era estritamente comandado por grupos brasileiros. A primeira delas foi a multinacional Infinity Bio Energy, que adquiriu em setembro do ano passado a usina de álcool de Naviraí, a Coopernavi. O grupo formado por investidores europeus e americanos já se prepara para o início da produção de álcool e açúcar da safra 2007. Todo o maquinário da usina vem sofrendo manutenção durante a entressafra para que a moagem comece no próximo mês a todo o vapor. A empresa não só manteve seus 480 funcionários da parte técnica e administrativa da antiga Coopernavi, como vem desenvolvendo um bom relacionamento com a categoria.

A capacidade de moagem da usina de álcool está sendo ampliada de dois para três milhões de toneladas de cana-de-açúcar ao ano e deve utilizar um raio de 200 quilômetros no entorno do município para o plantio da cultura, em um espaço de 24 meses.

Recentemente, a Usinavi (Usina Naviraí Sociedade Anônima), subsidiária da Coopernavi, comprou uma propriedade para instalar uma usina de produção de álcool, em Iguatemi. A fazenda é a São José dos Torres, adquirida por R$ 11,88 milhões, através do fundo Wanchopp, ligado ao grupo Bill Kidds & Infinity Bio Energy.

O Correio do Estado apurou que já foi dado um sinal, no final do ano passado, no valor de R$ 5,924 milhões. Esta é a primeira das quatro transações do gênero a ser feita para confirmar os planos do grupo multinacional de investimentos.

A meta do grupo é implantar duas a quatro novas usinas na região, em dois anos.

A expectativa é que a Usinavi trará a abertura de dez mil empregos no setor nos próximos 18 a 24 meses, com a previsão de crescimento de 20 mil empregos entre 24 e 36 meses.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.