CI

Estranho mercado de açúcar

Depois de um marasmo no mercado e semanas sem tribulações, a negociação do açúcar volta com força total


Depois de um marasmo no mercado e semanas sem tribulações, a negociação do açúcar volta com força total. Na semana passada, o mercado de açúcar fechou com altas entre 16 e 28 dólares, a máxima dos contratos em todos os meses em aberto. "Essa explosão foi alimentada pelo enfraquecimento do dólar que empurra os investidores para as commodities", afirma Arnaldo Luiz Corrêa, gestor de riscos para o mercado agrícola de commodities.

Segundo ele, a última vez que presenciamos um intervalo de mais de 190 pontos em cinco pregões, com o mercado fechando em alta, foi no final de 2008. Mesmo assim, o que se viu em seguida foi uma queda de quase 15% dos preços.

"Não me lembro de ter visto um mercado com alta vertiginosa e robusta como essa, na esteira de um quadro fundamentalista que tem como pano de fundo uma redução na disponibilidade de açúcar, com estoque abaixo de 32%, e da Índia, que tem apenas dois meses e meio de estoque e cujo spread de curto prazo apresenta um desconto de mais de 105 pontos. Não é assim que o mercado funciona", revela o especialista.

Para Arnaldo, mercados com esse perfil geralmente inverteriam (ou seja, o mês de vencimento mais curto se aprecia em relação ao vencimento seguinte), ou pelo menos apresentariam uma sensível melhora nos descontos ou redução nos descontos. "Alguma coisa não está se encaixando", completa ele. As informações são da assessoria de imprensa Esfera Comunicação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.