CI

Estresse hídrico prejudica produtividade do canavial

Fenômeno afeta o crescimento e produção da cana-de-açúcar e é um dos principais fatores que prejudica o rendimento da cultura


Foto: Pixabay

Dentre os fatores externos que afetam os canaviais, o estresse hídrico é um dos principais responsáveis pela perda de produtividade e qualidade, por isso é necessário que o agricultor esteja preparado para essa situação, garantindo a rentabilidade da safra. Quando o volume de água não atende à demanda dos canaviais, o cultivo passa por uma situação de privação hídrica, acarretando uma sequência de reações fisiológicas na planta (fechamento dos estômatos - estruturas que garantem a realização de trocas gasosas, redução da taxa fotossintética, além de mudanças das estruturas morfológicas da planta). A longo prazo, esse cenário afeta o desenvolvimento da planta e consequentemente produtividade do canavial.

De acordo com os dados divulgados pela assessoria de imprensa, o Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, sendo que o estado de São Paulo responde por 55% da área plantada no país, de acordo com a InvestSP. Entretanto, justamente essa região é uma das que mais sofre com os efeitos do estresse hídrico, já que o crescimento populacional e a intensa urbanização são fortes desencadeadores do fenômeno e estão presentes nos arredores dos cultivos.

A Ubyfol, multinacional brasileira especialista em nutrição vegetal, ciente da necessidade de apoiar os produtores para combater o estresse hídrico, desenvolveu o Verdatto, produto inovador que minimiza as consequências da falta de água, proporcionando maior tolerância aos estresses abióticos na cana. A solução para a fase da pré-seca aumenta a atividade fotossintética e enzimática do canavial, e favorece a retomada de seus processos fisiológicos com maior rapidez, promovendo a preservação de TCH e ATR.

O Verdatto ainda protege a planta da alta radiação e oscilações extremas de temperatura. A solução entrega mais segurança aos produtores, e por ser disponibilizada em versão líquida, aumenta a praticidade e a facilidade em seu manuseio.

Para João Alves, gerente de Desenvolvimento Técnico de Mercado da Ubyfol, é crucial um maior cuidado e planejamento do produtor para enfrentar a escassez de água. "Nós da Ubyfol estamos sempre buscando trazer soluções inovadoras e eficientes para aumentar a produtividade no campo, zelar pelo bom desenvolvimento das plantações e facilitar o dia a dia do produtor", comenta o executivo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.