CI

Estrutura simples de armazenagem é um bom começo

Existem pelo menos três tipos de silos e o mais simples deles pode caber no bolso de muitos agricultores


Quando pensam em armazenagem de grãos, geralmente os produtores sonham com uma unidade armazenadora completa. Mas existem pelo menos três tipos de silos e o mais simples deles pode caber no bolso de muitos agricultores, principalmente se houver um planejamento orçamentário.


O silo mais simples é composto apenas da estrutura de armazenagem. O produtor vai colher o grão (seco) e vai armazená-lo. Uma unidade um pouco mais complexa conta também com a fase da pré-limpeza e a unidade completa – e a mais cara – tem também o equipamento de secagem.

O produtor Sandro José Henkes aconselha aos que ainda não investiram em armazéns próprios a começar com uma unidade simples, que vai permitir o armazenamento de parte da produção. “Um silo com aeração é um bom começo. Não precisa ter secador; o grão que for colhido úmido, pode ser entregue ao armazém”, argumenta.


Segundo ele, o produtor precisa fazer contas para dimensionar seu silo porque nem toda a produção é armazenada. Geralmente 30% da produção é negociada antecipadamente e outros 30% são colhidos precocemente e vendidos na boca da colheita. O silo que ele tem em sua propriedade, por exemplo, comporta cerca de 50% da produção.

Sandro sugere ainda a associação de produtores para a instalação de unidades armazenadoras de uso coletivo. “Se o investimento é alto, o produtor pode se juntar aos vizinhos”, diz.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.