CI

Estudantes de Brasília conhecem benefícios da clonagem animal e vegetal

Exposição faz homenagem aos dez anos do primeiro clone brasileiro


Exposição em homenagem ao 15º aniversário da Vitrine de Tecnologias da Embrapa faz homenagem aos dez anos do primeiro clone brasileiro


Motivos não faltam para comemorar. No mesmo ano em que a Vitrine de Tecnologias da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, situada na Sede da Empresa em Brasília, DF, comemora 15 anos, o primeiro clone bovino da América Latina, “Vitória da Embrapa” completa 10 anos de vida. Para homenagear as duas datas, a Embrapa promove uma exposição na Vitrine de 1° de junho a 31 de agosto, na qual o público da capital federal vai poder conhecer ao vivo e a cores alguns dos resultados de pesquisa da Embrapa em prol da agropecuária brasileira. O evento é voltado a estudantes de escolas públicas e privadas, técnicos de extensão rural, professores e produtores rurais, entre outros públicos.

Para chamar a atenção do público infanto-juvenil, foi montada na exposição uma réplica do clone bovino “Vitória da Embrapa” (FOTO) em tamanho natural, acompanhada de uma linha do tempo que permite aos estudantes conhecerem toda a evolução da tecnologia de clonagem animal na Embrapa. No mesmo espaço, encontra-se uma mostra com as técnicas de clonagem de plantas, no qual o público pode compreender melhor o processo desde o cultivo in vitro (em tubos de ensaio) até as plantas crescidas em vaso. As plantas à mostra são de abacaxi, mas a clonagem de mudas através de cultura de tecidos é uma técnica eficiente para várias culturas agrícolas.

O público que visitar a 15ª edição da Vitrine de Tecnologias da Embrapa se encantará com desenhos feitos no solo representando DNA, plantas e animais que compõem um grande “holograma genético”. Para isso, o espaço dispõe de um mirante.

A Vitrine apresenta ainda outros resultados de pesquisa obtidos pela Embrapa como cultivares de milho, soja, feijão, algodão, sorgo, trigo, cevada, amendoim, gergelim, mamona, girassol, hortaliças e sistemas agroflorestais.

A réplica do clone bovino “Vitória da Embrapa” em tamanho natural chamou a atenção do público infantil que visitou a exposição na Vitrine de Tecnologias da Embrapa no dia 3 de junho pela manhã. Foi uma oportunidade para que os alunos do 4º ano do ensino fundamental do Colégio Êxito, do Novo Gama, conhecessem não apenas a “Vitória”, que foi o primeiro bovino clonado no Brasil e na América Latina, como os outros resultados obtidos pela Embrapa nessa área.

A partir de uma linha do tempo apresentada em um painel junto à réplica, eles viram que a Embrapa já desenvolveu outros dois clones bovinos: “Lenda da Embrapa”, em 2003, clonada a partir de um animal que já estava morto, e “Porã”, em 2005, representante da raça Junqueira, ameaçada de extinção no Brasil. Um dos fatos que mais despertou o interesse dos jovens visitantes foi o nascimento do clone “Lenda”, desenvolvida a partir de um animal morto. “Muito legal, afirmou Jessé Lopes Louzas, 9 anos. Eu sabia que a Embrapa pode fazer clones, mas não sabia que podia clonar animais mortos. Isso pode ajudar muito a ciência, não é?”, questionou o estudante.

Todas as crianças presentes ao evento sabiam o que são clones. Ao ouvirem a pergunta, responderam em coro: “são cópias”. Mas, o mais importante foi aprenderem o porquê da Embrapa investir nessa tecnologia e os benefícios que pode trazer para o desenvolvimento da agropecuária, a partir da multiplicação de animais de alto valor genético, e para ajudar na preservação de raças de animais domésticos de interesse zootécnico.

Os desenhos no solo representando plantas e animais também encantaram os estudantes. “Achamos muito legal as plantações em forma de peixes, vacas e porcos”, destacaram Andressa Nunes Esteves, 8 anos, e Vitória Franco da Silva, também 8 anos”. “A Embrapa tem feito muita coisa legal para o Brasil e nós adoramos conhecer algumas das pesquisas”, complementaram.

A 15ª edição da Vitrine de Tecnologias da Embrapa pode ser visitada até o dia 31 de agosto de 2011. O cadastramento de visitas pode ser feito pelos telefones: (61) 3448-4040 e 3448-4218.
 
 
As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.