CI

Estudo: soja com menos folhas produz mais

De acordo com a pesquisa, mais folhas significa mais desperdício


Um estudo realizado por pesquisadores do Instituto de Biologia Genômica da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, indicou que as plantas de soja que possuem menos folhas acabam produzindo uma quantidade maior de grãos. Nesse cenário, os pesquisadores utilizaram técnicas de computação para auxiliar na simulação da atividade da planta. 

Os cientistas realizaram a experiência removendo aproximadamente um terço das folhas emergentes da soja e descobriram um aumento de 8% no rendimento de sementes nos ensaios replicados. Eles atribuem esse aumento no rendimento ao aumento da fotossíntese, à diminuição da respiração e ao desvio de recursos que seriam investidos em mais folhas do que sementes. 

“Atualmente, só alcançamos um aumento anual de 1% nos rendimentos devido a melhorias nas lavouras, que desaceleraram na última década. Essa taxa é insuficiente para atender às necessidades de segurança alimentar global, onde precisamos produzir de 70% a 100% a mais de alimentos até 2050 para alimentar cerca de 9,7 bilhões de pessoas", disse o autor Stephen Long, professor de biologia vegetal e culturas do Instituto. 

Publicado na revista Global Change Biology , o artigo descobriu que as plantas de soja produzem muitas folhas, a maioria das quais são sombreadas e ineficientes, então elas desperdiçam recursos como água, carbono e nitrogênio. Para  Venkatraman Srinivasan, pesquisador de pós-doutorado em Illinois, a pesquisa pode resultar em soluções de curto prazo para esse problema. 

"A soja é uma das quatro principais culturas básicas e também a mais importante fonte de proteína vegetal do mundo. Se pudermos aumentar o rendimento da soja, podemos resolver os problemas de demanda de proteína e produção de alimentos ao mesmo tempo”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.