CI

Estudo afirma que plantas podem trocar informações entre si

Estudo descobriu que as plantas conseguem se comunicar em ambientes superlotados


Um estudo realizado pela Universidade de Ciências Agrárias em Uppsala, na Suécia, descobriu que as plantas conseguem se comunicar em ambientes superlotados. Conforme o The Guardin, elas entram em contato com suas “vizinhas” por meio de substâncias químicas que, secretadas no solo, enviam sinais que teriam como objetivo manter o ecossistema equilibrado.

 “Se nós temos um problema com nossos vizinhos, podemos nos mudar. As plantas não podem. Elas aceitaram isso e usam sinais para evitar situações de competição e para preparar futuras situações”, explicou Velemir Ninkovic, o ecologista que liderou a pesquisa.

De acordo com o estudo da Universidade, outras pesquisas já mostravam que as estratégias de crescimento de uma planta são influenciadas pelo ambiente ao seu redor. Quando uma folha encosta nos galhos de outro vegetal, por exemplo, isso é capaz de mudar a forma como aquela planta irá crescer. Outro caso seria quando um vegetal, em ambiente superlotado, começa a desviar recursos do solo para conseguir se desenvolver mais rapidamente. 

Até então, acreditava-se que tais comportamentos eram motivados apenas por sinais mecânicos captados pelos vegetais, porém, o novo estudo sueco muda toda a perspectiva. Publicado na revista científica Plos One, ele analisou mudas de milho ao serem tocadas, todos os dias, por um pincel de maquiagem, que tinha como objetivo simular o toque de uma planta. Assim, os vegetais começaram a modificar suas estratégias de desenvolvimento, e algo muito curioso aconteceu em seguida. Os pesquisadores retiraram as mudas do solo em questão e plantaram outro vegetal, que passou a repetir o mesmo padrão de crescimento das mudas de milho.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.