CI

Estudo descreve “interruptor” da floração em plantas

“Este novo desenvolvimento estimulante fornece um primeiro vislumbre"


Um estudo realizado por cientistas do John Innes Center, na Inglaterra, deu mais um passo crucial para entender como as plantas começam a florescer. Esta nova descoberta pode contribuir para o desenvolvimento de novas variedades de culturas adaptadas para produzir os alimentos que precisamos em um clima que muda constantemente. 

Pesquisas anteriores mostraram que a floração é suprimida por um gene chamado FLOWERING LOCUS C (FLC). Durante períodos de temperatura fria, as proteínas em torno das quais o gene é envolvido são progressivamente modificadas e isso desativa a expressão do gene, que eventualmente permite que a planta se mova do estágio de "crescimento" para o "florescente". 

Neste novo trabalho, a equipe de cientistas liderada pela professora Caroline Dean, do John Innes Center deixou a genética mostrar o caminho. Eles estudaram uma população de plantas mutantes e encontraram um indivíduo que não conseguia responder corretamente ao frio. Eles então rastrearam onde a mutação ocorreu neste indivíduo e descobriram que era uma mudança de um único par de bases dentro do gene FLC. 

Outros experimentos identificaram com sucesso como a proteína VAL1 reconhece a sequência de DNA dentro do gene FLC. Na planta que não respondeu corretamente ao frio, a mutação impediu esse reconhecimento, portanto a FLC não pôde ser desligada. De acordo com Caroline Dean, o projeto é um passo inicial para entender como tudo funciona. 

“Este novo desenvolvimento estimulante fornece um primeiro vislumbre de como os reguladores em uma célula identificam quais genes-alvo estão desligados. Na FLC, uma sequência específica é reconhecida e sem essa sequência, a FLC não será suprimida e a planta nunca será suprimida”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.