Estudo divulga zoneamento agrícola do abacaxi

Agronegócio

Estudo divulga zoneamento agrícola do abacaxi

Ministério da Agricultura orienta o plantio no estado de Sergipe
Por:
1809 acessos
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou, nesta quinta-feira, 24 de março, no Diário Oficial da União (DOU), zoneamento agrícola para o plantio da safra 2010/2011 do abacaxi em Sergipe, onde as condições são mais favoráveis à produtividade.

Originário do Brasil e típico de regiões tropicais e sub-tropicais, o abacaxizeiro produz melhor em locais com temperaturas mais altas (o ideal é em torno de 24ºC) e onde há chuvas constantes (entre 1.000 e 1.500 mm por ano). O fruto tolera situações extremas, como a temperatura mínima até 5ºC e precipitações anuais de 600 mm, condições que afetam diretamente o seu crescimento.

O estudo também orienta os períodos de plantio para a fruta. Em locais onde o terreno é mais seco e/ou irrigado, o cultivo deve ocorrer entre 1º de abril e 31 de julho. Em culturas exclusivamente irrigadas, o intervalo é entre 1º de janeiro 31 de dezembro.

O ciclo do cultivo do abacaxi varia conforme a região escolhida. No sul do país, a cultura tem um ciclo de 24 meses (do plantio a colheita), enquanto em regiões localizadas mais próximas à linha do Equador, esse período é reduzido para 18 meses.

Confira a portaria nº 89 publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink