CI

Estudo do Mapa vai identificar potencial de crescimento das exportações agrícolas

Grandes oportunidades estão nos produtos processados, com valor agregado


A Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está desenvolvendo um estudo para verificar o potencial de crescimento do agronegócio brasileiro. O Brasil detém 6,9% do comércio mundial do agronegócio, estimado em US$ 1,1 trilhão. A meta do governo é atingir 10% do mercado internacional em cinco anos.

As informações sobre o estudo foram apresentadas nesta quinta-feira (27) para representantes dos ministérios que participam da Câmara do Comércio Exterior, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e de outras secretarias do Mapa.

“Identificamos que a grande oportunidade está em produtos agrícolas processados, como bebidas, óleo de palma, pescados congelados e chocolates”, salientou o secretário da SRI Odilson Ribeiro. Esses itens têm valor agregado.

“Somos competitivos em 40% do mercado agrícola mundial. Nos 60% restantes, procuramos identificar novos produtos potenciais, que poderão atingir mais de 1% de participação nas exportações mundiais. A ideia é aprofundar o trabalho com esses setores”, acrescentou Odilson Ribeiro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.