CI

Estudo dos USDA avalia tendências da agropecuária brasileira

Evolução da agropecuária é mais favorável ao Brasil que aos EUA


O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) acaba de publicar estudo sobre a agropecuária brasileira no qual ressalta que a produção continuamente crescente vêm possibilitando o aumento das exportações e, claro, concorrendo cada vez mais com os produtos exportados pelos norte-americanos.


Avaliando tendências, o estudo compara as projeções de produção levantadas pelo USDA para a agropecuária dos EUA entre 2011 e 2021 e as compara às mesmas projeções feitas aqui no Brasil pelo nosso Ministério da Agricultura.

O resultado (gráfico abaixo) sugere que as perspectivas de evolução da agropecuária (aumento de produção) são mais favoráveis ao Brasil que aos EUA. Assim, por exemplo, enquanto a produção norte-americana de carne de frango tende a se expandir cerca de 17%-18% até 2021, a expansão da produção brasileira deve ficar em torno dos 30%.

Entre os sete produtos avaliados a única exceção fica com o milho que, tanto aqui como nos EUA, deve registrar expansão entre 20% e 25%. Porém, a pouca diferença prevista para este caso é extremamente preocupante. Pois enquanto a produção dos EUA poderá aproximar-se dos 400 milhões de toneladas, a brasileira deverá girar em torno dos 65,5 milhões de toneladas (Brasil – Projeções do Agronegócio 2010/2011 a 2020/2021, Ministério da Agricultura, junho de 2011).


Clique aqui para acessar o estudo norte-americano que avalia as tendências de alguns produtos da agropecuária brasileira. O estudo está subdividido em duas partes. Por ora, só a primeira parte foi divulgada pelo USDA.



Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.