CI

Estudo mostra que abelhas podem ligar símbolo a número

"Estudos mostraram que primatas e pássaros também podem aprender"


Um estudo realizado pelo Instituto Real de Tecnologia de Melbourne (RMIT), na Austrália, mostrou que o cérebro das abelhas é capaz de ligar símbolos a números. Essa é uma descoberta que lança uma nova luz sobre como as habilidades numéricas podem ter evoluído ao longo de milênios e até mesmo abre novas possibilidades de comunicação entre humanos e outras espécies.  

A atual descoberta, da mesma equipe australiana-francesa que descobriu que as abelhas têm o conceito de zero e podem fazer cálculos aritméticos simples, também aponta para novas abordagens à computação bioinspirada que podem replicar a abordagem altamente eficiente do processamento cerebral. O estudo, liderado pela Universidade RMIT, foi publicado nos  Proceedings da Royal Society B, segundo informações divulgadas pela própria universidade. 

Sendo assim, Adrian Dyer, professor adjunto, disse que, embora os seres humanos fossem as únicas espécies que desenvolveram sistemas para representar números, como os números arábicos que usamos todos os dias, pesquisas mostram que os cérebros são muito menores do que o conceito. "Nós tomamos como garantido uma vez que aprendemos nossos números como crianças, mas ser capaz de reconhecer o que '4' realmente representa requer um nível sofisticado de habilidade cognitiva", disse Dyer.  

"Estudos mostraram que primatas e pássaros também podem aprender a ligar símbolos a números, mas é a primeira vez que vemos isso em insetos. Os seres humanos têm mais de 86 bilhões de neurônios em nossos cérebros, as abelhas são menos de um milhão e estamos separados por mais de 600 milhões de anos de evolução”, conclui o especialista. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.