Estudo orienta plantio de culturas em Sergipe e Alagoas

Agronegócio

Estudo orienta plantio de culturas em Sergipe e Alagoas

O zoneamento agrícola de risco climático foi publicado nesta quarta-feira
Por: -Laila Muniz
6066 acessos
Produtores rurais podem consultar quais são as melhores condições climáticas e os municípios mais aptos para o cultivo de mamona, mandioca, sorgo, algodão, abacaxi, milho e gergelim
 
Produtores rurais de Sergipe e Alagoas já podem acessar os estudos que orientam o plantio na safra 2010/2011 de mamona, milho, sorgo granífero, algodão herbáceo, abacaxi, mandioca e gergelim. O zoneamento agrícola de risco climático, publicado nesta quarta-feira, 26 de janeiro, informa os municípios, solos, condições climáticas e períodos mais apropriados para as lavouras desses produtos. O estudo indica, ainda, as variedades mais adequadas para cada região.

A quantidade e regularidade de chuvas são os fatores que mais influenciam no desenvolvimento do milho. Os solos mais aptos ao cultivo do grão são os que têm profundidade igual ou superior a 50 cm e onde não há muitas pedras. Em Alagoas, a produção de milho atingiu 41,8 mi toneladas na safra 2009/2010, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em Sergipe, a safra passada fechou em 722,8 mil toneladas. A mamona, por sua vez, é uma oleaginosa que deve plantada em solos com profundidade igual ou superior a 50 cm e em áreas com temperatura média entre 20ºC e 30ºC.

O sorgo é uma planta tropical que exige temperatura superior a 21ºC para ter um bom crescimento. Temperaturas abaixo de 16ºC e acima de 38ºC podem prejudicar o desenvolvimento da cultura. Já o algodoeiro é extremamente sensível às condições de temperatura, umidade, solo e chuvas durante o período da colheita. As melhores temperaturas para o desenvolvimento da fibra ficam entre 18ºC e 30ºC.

O abacaxizeiro se desenvolve melhor em regiões com distribuição de chuvas entre 1.000 e 1.500 mm por ano, tolerando até o intervalo de 600 mm a 2.500 mm. A temperatura média anual adequada para o plantio da fruta fica em torno de 24ºC. A planta é muito afetada por geadas. Em baixas temperaturas, o crescimento do abacaxi é limitado.

A mandioca é uma planta rústica com boa adaptação a condições variadas de solo e clima. O que mais interfere no desenvolvimento da raiz são regime de chuvas, radiação solar e temperatura. A faixa ideal de temperatura para o cultivo da mandioca situa-se entre 20ºC e 27ºC. Abaixo de 15ºC, a atividade vegetativa pode reduzir-se ou paralisar.

O gergelim é uma oleaginosa com sementes que contém 50% de óleo de excelente qualidade utilizado na agroindústria (alimentar, química, farmacêutica) e de alimentos in natura. Para a germinação das sementes e bom crescimento da planta, as melhores temperaturas estão entre 25ºC e 30ºC. O gergelim pode ser cultivado tanto em regiões com baixa distribuição de chuvas como nas mais úmidas.

Acesse as orientações do estudo para mamona, milho, sorgo, algodão, abacaxi, mandioca, gergelim.
 
Saiba mais

O Zoneamento Agrícola de Risco Climático é um instrumento de política agrícola e gestão de riscos na agricultura. O estudo é elaborado com o objetivo de minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos e permite a cada município identificar a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. A técnica é de fácil entendimento e adoção pelos produtores rurais, agentes financeiros e demais usuários.

São analisados os parâmetros de clima, solo e de ciclos de cultivares, a partir de uma metodologia validada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e adotada pelo Ministério da Agricultura. Dessa forma, são quantificados os riscos climáticos envolvidos na condução das lavouras que podem ocasionar perdas na produção. Esse estudo resulta na relação de municípios indicados ao plantio de determinadas culturas, com seus respectivos calendários de plantio.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink