CI

Estudo revela central sináptica nas plantas

"O próximo desafio é entender os mecanismos moleculares pelos quais ela opera”


Uma nova pesquisa do instituto John Innes Center, da Inglaterra, que foi publicada na revista Cell Reports,  revelou que a plantas possuem uma central sináptica capaz de controlar estímulos sazonais. De acordo com a pesquisa, eles influenciam na rapidez com que as plantas crescem e quão bem elas podem se defender de pragas e patógenos.  

Segundo o Dr. Vinod Kumar, pesquisador do instituto e um dos cientistas que fizeram parte da pesquisa, até agora, o mecanismo que controla esse processo ainda não foi bem compreendido pelos especialistas da área. No entanto, ele garante que essa nova pesquisa tem a finalidade de “iluminar” o caminho para que os cientistas consigam entender como as plantas agem e se comportam. “Nosso estudo revelou a existência de um tipo de central sináptica que ajusta o crescimento e a imunidade de acordo com as principais pistas sazonais”, comenta. 

A publicação mostrou que, dentro dessa central, se encontram duas proteínas chave conhecidas por seu papel na sinalização de luz e controle de crescimento, chamadas DET1 e COP1. De acordo com o Dr. Sreeramaiah Gangappa, principal autor do estudo, juntamente com o fator de transcrição PIF4, as proteínas controlam a coordenação do crescimento e da imunidade em resposta à duração e temperatura do dia. 

“Nós usamos Arabidopsis em nosso estudo. Dada a conservação evolutiva, há uma forte probabilidade de que isso também seja verdade para outros sistemas, incluindo culturas importantes. O próximo desafio é entender os mecanismos moleculares pelos quais ela opera”, conclui o pesquisador.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.