CI

Estudo revela segredos da “planta imortal”

Os pesquisadores da Queen Mary University de Londres detectaram uma "explosão" da atividade


Foto: Pixabay

As folhas mais longevas do reino vegetal só se encontram no árido deserto hiperárido que atravessa a fronteira entre o sul de Angola e o norte da Namíbia. Um deserto não é, é claro, o lugar mais hospitaleiro para seres vivos cultivarem qualquer coisa, muito menos vegetais folhosos, mas é no deserto do Namibe, o mais antigo do mundo com partes que recebem menos de cinco centímetros de precipitação por ano que a Welwitschia vive. 

Em Afrikaans, a planta é chamada de ' tweeblaarkanniedood ', que significa ' duas folhas que não podem morrer '. O nome é adequado: Welwitschia cresce com apenas duas folhas, e continuamente, em uma vida que pode durar milênios. "A maioria das plantas desenvolve uma folha e é isso", disse Andrew Leitch, geneticista de plantas da Queen Mary University de Londres. “Esta planta pode viver milhares de anos e nunca para de crescer. Quando para de crescer, está morto”. 

De acordo com alguns relatórios, Welwitschia não tem muito para ver. Suas duas folhas fibrosas, chicoteadas pelos ventos secos do deserto e mordidas por animais sedentos, se esmagam e se enrolam com o tempo, dando a Welwitschia uma aparência distinta de polvo. Um diretor do século 19 do Kew Gardens em Londres comentou: "A planta mais maravilhosa já trazida para este país e uma das mais feias está fora de questão." 

Os pesquisadores da Queen Mary University de Londres detectaram uma "explosão" da atividade do retrotransposon de um a dois milhões de anos atrás, provavelmente devido ao aumento da temperatura. Mas, para contrariar isso, o genoma de Welwitschia passou por mudanças epigenéticas generalizadas que silenciaram essas sequências de DNA lixo, por meio de um processo chamado metilação do DNA. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.