Estudo usa drones para identificar morangos danificados

TECNOLOGIA

Estudo usa drones para identificar morangos danificados

Drones também liberam ácaros para eliminar as pragas
Por: -Leonardo Gottems
702 acessos

Entomologistas e engenheiros da Universidade da Califórina, nos Estados Unidos estão colaborando em um novo método de controle de pragas agrícolas, enquanto usam drones com câmeras sensíveis à luz sobre um campo de morangos para localizar plantas danificadas por pragas. Armados com um mapa de padrões de refletância de folhas, eles implantaram drones carregados de insetos predadores para “tratar” o campo. 

"Nosso objetivo é eliminar as pragas", disse Zhaodan Kong, professor de engenharia mecânica e aeroespacial da UC Davis, cuja pesquisa inclui aplicações agrícolas e ambientais de drones. "Usamos sensores para detectar o problema e, em seguida, fazemos algo para atingir a meta”, completou. 

Os dados de refletância da luz do drone sensor informam a segunda parte do processo. Outro drone então entrega ácaros predadores diretamente às plantas infestadas. Os ácaros são predadores naturais de pragas agrícolas e são uma alternativa ecológica à pulverização de pesticidas. 

Embora o uso de ácaros predadores seja um método eficaz de controle biológico, eles são muito mais caros do que pesticidas por hectare", mas poderíamos potencialmente tornar mais atraente o uso de predadores versus pesticidas", de acordo com Elvira de Lange, pesquisadora de pós-doutorado no departamento de entomologia e nematologia. Para tornar os ácaros economicamente viáveis para os agricultores, os insetos precisam ser implantados em pequenas quantidades com precisão. Essa necessidade de precisão apresenta um novo desafio que os pesquisadores precisam levar em consideração, que é o vento. 

Em condições climáticas perfeitas, os drones podem fornecer ácaros sem problemas. Em um dia ventoso, a programação se torna mais complicada. Esses drones usam um método chamado previsão de séries temporais para calcular a localização e o tempo ideais para liberar o controle de pragas. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink