CI

Estudos de agregação de valor a produtos agrícolas são destaques no Congresso de Sistemas de Produção

A tarde da última quarta-feira (6) foi iniciada pela apresentação de trabalhos científicos no XI Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção.


A tarde da última quarta-feira (6) foi iniciada pela apresentação de trabalhos científicos no XI Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção, promovido pela Sociedade Brasileira de Sistema de Produção e Embrapa Clima Temperado, realizado nas dependências da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), em Pelotas/RS. O evento tem em sua programação a realização de Grupos de Trabalhos (GTs), em que as apresentações foram divididas em quatro temas: Fundamentos Teórico Metodológicos da Abordagem Sistêmica Aplicada à Agricultura; Segurança Alimentar e Agricultura Alimentar; Processos de Inovação Camponesa e Teias Sócio Técnicas Locais e Abordagem Sistêmica Aplicada ao Desenvolvimento Rural Sustentável. 
 
De forma simultânea, mais de 40 trabalhos foram mostrados na primeira tarde do Congresso. Distribuídos em cerca de 13 salas, os congressistas acompanharam os temas de seu interesse. O primeiro grupo de trabalhos enfocou a evolução e diferenciação dos sistemas agrários, gênero e racionalidade camponesa e enfoque sistêmico e, ainda realizou uma análise econômica de unidades de produção agropecuária. 
 
Os trabalhos de grupo da segunda temática foram marcados pela abordagem de sistemas de produção na agricultura familiar, sustentabilidade e inclusão social e construção social de mercados e agregação de valor. "Nesse GT tivemos diversos trabalhos, dentre eles a concentração de agrotóxicos na fruticultura, utilização de forrageiras com duplo propósito e análise da reprodução social e políticas públicas na agricultura familiar como os destacados'', indicou a coordenadora de trabalhos Tanice Andreatta, professora da Universidade Federal de Santa Maria (Campus de Palmeira das Missões/RS).
 
O terceiro grupo teve como destaque a abordagem sobre os sistemas de inovação e teias de aprendizagem sócio técnicas, juventude rural e o papel das instituições e experiências de mercado. A aplicação de análise do desenvolvimento agrário em diferentes contextos foi o principal tema do quarto grupo de apresentações técnico científicas. "A utilização destas dinâmicas em diversas modelagens de agricultura e a relação entre os aspectos sócio econômicos e ambientais vai de encontro à abordagem sistêmica", destaca o coordenador de trabalhos Oscar Torres Figueredo, professor da Universidade Federal de Santa Maria (Campus Frederico Westphalen/RS) .
Nesta quinta-feira (7), outra parcela dos trabalhos científicos serão apresentados nas diversas salas do terceiro pavimento da UCPel e a programação completa, pode ser conferida no site do congresso: http://www.sbsp.org.br/XIcongresso/ 
 
Seleção de Trabalhos técnicos científicos
 
Segundo a Comissão Organizadora do XI Congresso foram enviados 165 trabalhos, sendo selecionados 131 artigos que estão sendo compartilhados no evento. Para a seleção desses trabalhos, 104 avaliadores foram envolvidos e se basearam nos critérios de identificação com a abordagem sistêmica e enfoque na agricultura familiar; importância e relevância do tema abordado; clareza dos objetivos e da metodologia; redação e adequação às normas de apresentação de trabalhos científicos e pela originalidade; e qualidade e contribuição do trabalho à SBSP.
 
O presidente da SBSP, Lírio Reichert, disse que ao encerrar o evento serão divulgados os trabalhos que merecerão destaque por sua contribuição ao Congresso. "Não é uma premiação, mas uma deferência especial a quem esteve conosco, dividindo conhecimentos", considerou Lírio.   

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.