CI

Estudos delimitam extensão de aquifero

O Aquífero Guarani é considerado um dos maiores reservatórios de água do mundo


Estudos recentes e dados levantados em campo aprofundaram o conhecimento geográfico acerca do Aquífero Guarani, considerado um dos maiores reservatórios de água subterrânea do mundo. Só agora foi delimitada a sua extensão territorial aproximada: 1,19 milhão de quilômetros quadrados, distribuídos nos solos do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Já o volume de água potável disponível no aquífero é estimado em 37 mil quilômetros cúbicos, com temperatura que varia de 33 e 65 graus.

Segundo o secretário do Ministério do Meio Ambiente na pasta de Recursos Hídricos, João Bosco Senra, já existe uma base de informações cadastradas (ainda incompleta) dos usos feitos do Aquífero Guarani, como o número de poços perfurados - cerca de sete mil -, a quantidade e o destino da água explorada. Hoje, representantes dos ministérios do Meio Ambiente e de Relações Exteriores dos quatros países decidem se aprovam a Análise e Diagnóstico Transfronteiriço elaborado pela consultoria técnica contratada pelo Projeto de Proteção e Desenvolvimento do Aquífero Guarani.

Além dos estudos, os representantes, que participam, da 7 Reunião do Conselho Superior de Direção do Projeto, em Curitiba, irão decidir qual plano de ações será executado no próximo ano. Buscamos conhecer o aquífero para subsidiar um planejamento de ações estratégicas e a gestão compartilhada, visando a sua proteção e desenvolvimento sustentável, explica Senra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.