Etanol será o óleo diesel do futuro?
CI
Imagem: Pixabay
PESQUISA

Etanol será o óleo diesel do futuro?

O resultado foi alcançado em um motor Cummins X15 de 500 HP e 15L
Por: -Leonardo Gottems

A ClearFlame Engine Technologies, uma startup focada no desenvolvimento de tecnologia que atua na limpa de motores para caminhões pesados, máquinas off-road e mercados industriais, anunciou que combinou com sucesso o torque e a potência de um motor diesel comercial usando etanol em local de combustível diesel. A ClearFlame permitiu que um motor a diesel fornecesse mais de 500 cavalos de potência e mais de 3.400 Nm de torque com biocombustível, enquanto eliminava a necessidade de gases de pós-tratamento, como redução catalítica seletiva ou sistemas de filtro de partículas diesel. 

O resultado foi alcançado em um motor Cummins X15 de 500 HP e 15L, utilizando o processo de combustão estequiométrico em alta temperatura desenvolvido pela empresa. Essa tecnologia torna possível aproveitar as altas temperaturas para obter uma combustão semelhante ao diesel em qualquer combustível de baixo carbono. As temperaturas são alcançadas otimizando a termodinâmica do motor existente e adicionando isolamento aos principais componentes do motor. O sistema de injeção de combustível também é projetado para acomodar combustíveis de baixo carbono, como o etanol. 

"Os resultados que vimos no motor Cummins representam um marco crítico na comercialização da tecnologia ClearFlame", disse Julie Blumreiter, diretora de tecnologia e cofundadora da ClearFlame. "Alcançar essas metas ambiciosas sem o uso de sistemas complexos de pós-tratamento ajuda os fabricantes de motores a diesel a preservar os requisitos de sua tecnologia de motor central, conduzindo uma solução econômica e rápida para o mercado que atende aos regulamentos de emissões em evolução”, completa. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink