CI

ETH aposta no etanol e busca mercado africano

Estratégia de focar a produção de etanol de cana e de energia elétrica do bagaço deve ser mantida nos primeiros projetos no exterior


Prestes a finalizar investimentos de R$ 8 bilhões para se tornar a maior produtora de etanol e de energia elétrica co-gerada do País, a ETH Bioenergia tem planos de expansão para o exterior, com a construção de unidades sucroalcooleiras na África e na América Latina. "São projetos novos, mas ainda não temos nada maduro suficiente para dizer que está pronto para decisão; mapeamos e avaliamos oportunidades em Angola, Moçambique, Colômbia, México e América Central", disse José Carlos Grubisich, presidente da companhia, braço sucroalcooleiro do Grupo Odebrecht.


Segundo Grubisich, a estratégia da ETH Bioenergia de focar a produção de etanol de cana e de energia elétrica a partir do bagaço deve ser mantida nos primeiros projetos no exterior, exceto na África, onde poderá fabricar também açúcar. "Na África ainda há uma demanda não atendida para o açúcar", explicou. Até o final deste ano, a ETH inicia as operações das duas últimas de nove unidades previstas para a primeira etapa de crescimento no Brasil: a Costa Rica, em Mato Grosso do Sul e a Água Emenda, em Goiás.

A unidade de Costa Rica teve a pedra fundamental lançada nesta segunda-feira (20) e a de Água Emendada será lançada em 5 de julho. Com projetos idênticos e investimento de R$ 1 bilhão em cada unidade, ambas estão em adiantado processo de construção e serão inauguradas até novembro. "Andamos em velocidade forte, porque o mercado de etanol está superaquecido", explicou o presidente da ETH Bioenergia. A expectativa é de que Costa Rica inicie a moagem ainda em outubro deste ano, processe 400 mil toneladas na safra 2011/2012 e entre na próxima safra com a capacidade de processar 4 milhões de toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.