Agronegócio

Etiópia conhece políticas brasileiras; Dilma já disponibilizou R$ 470 milhões para África

Por: -Rodrigo Maciel Meloni
824 acessos
Um grupo de representantes de uma missão internacional da Etiópia e do Programa Mundial de Alimentação (PMA), ligado à Organização das Nações Unidas (ONU) reuniram-se na manhã desta terça-feira (08.10), com o ministro interino do Desenvolvimento Agrário (MDA), Laudemir Müller, com o objetivo de conhecer as políticas de desenvolvimento da agricultura familiar.


O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) executa uma série de políticas voltadas para o fomento da agricultura familiar em países africanos. Em agosto deste ano, agricultores familiares do Zimbábue, Moçambique, Senegal e Gana assinaram memorando de entendimento entre o Brasil, por meio do Programa Mais Alimentos Internacional, com estas nações.

Criado em 2012, a partir do Mais Alimentos África, a ação prevê o financiamento de tecnologia adaptada às realidades de cada local, ampliando a produção e a produtividade dos estabelecimentos da agricultura familiar. Até o momento, foram disponibilizados U$ 470 milhões para serem utilizados pelos países.


Laudemir ressaltou a parceria do ministério com outros países. “Trabalhamos de forma parceira, em cooperação, por exemplo, com a África, no sentido de desenvolver políticas públicas e tecnologias especialmente para o desenvolvimento da agricultura familiar”.

Trajetória
De acordo com o ministro interino, a União usa uma estratégia que o governo já tem e que já contempla, por exemplo, a alimentação escolar e a aquisição de alimentos. “Desta forma estimulamos a agricultura familiar. Assim, somos mais do que uma opção de comercialização e mercado para os agricultores e assentados da reforma agrária”.


Muller informou que o MDA oferece, também, um grande aprendizado de organização econômica e associativismo para os agricultores.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink