CI

EUA: preços dos mantimentos subiram 10%

A inflação “certamente está aumentando a dificuldade que as famílias de baixa renda têm em comprar alimentos”


Foto: Pixabay

Da carne ao leite, os preços dos supermercados dispararam, subindo 10% nos últimos 12 meses, disse o Departamento do Trabalho na terça-feira. Foi o maior aumento nos preços dos alimentos em casa em 41 anos, de acordo com o relatório mensal do Índice de Preços ao Consumidor. Gasolina, habitação e alimentos foram os três maiores contribuintes para a inflação. Os preços da gasolina subiram 48%, dos alimentos 8,8% e da habitação 5%.

Os preços dos alimentos aumentaram a taxas cada vez mais rápidas a cada mês desde maio de 2021, quando o aumento foi de 2,2%. Enquanto o aumento geral em alimentos foi de 8,8% em março, o aumento foi de 10% para mantimentos e 6,9% para alimentação fora de casa, uma categoria que abrange refeições em restaurantes, comida para viagem e refeitórios escolares. O subíndice para refeições nos locais de trabalho e nas escolas caiu quase 31%, “refletindo programas generalizados de almoço grátis”, disse o relatório.

A inflação “certamente está aumentando a dificuldade que as famílias de baixa renda têm em comprar alimentos”, disse Ellen Vollinger, do Centro de Pesquisa e Ação Alimentar contra a fome. Os formuladores de políticas devem investir em programas de nutrição, disse ela, como isenções que permitem que as escolas forneçam refeições a todos os alunos gratuitamente ou que ajudem pais de baixa renda a comprar comida para crianças em idade escolar durante o verão. As isenções de refeições escolares estão programadas para  expirar em 30 de junho.  

Os benefícios do SNAP são ajustados a cada 1º de outubro  para refletir as mudanças no custo de vida no ano passado. Atualmente, o benefício médio, incluindo ajuda vinculada à pandemia, é de  US$ 240 por pessoa por mês . A inscrição foi de 41,4 milhões de pessoas na última contagem.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.