CI

EUA comemora venda trigo sem impostos ao Brasil

"Esperamos ter uma relação comercial mais forte entre nós", disseram produtores norte-americanos


Os produtores norte-americanos de trigo receberam com euforia a liberação de uma cota de trigo livre de impostos para exportação ao Brasil. Através da sua associação USWheat Association (USW), bem como da National Association of Wheat Growers (NAWG), saudaram a medida, lembrando que esta era uma obrigação de longa data deste país nos termos dos compromissos da Organização Mundial do Comércio (OMC), finalmente concretizada.

“Este acordo abre uma oportunidade anual para os produtores de trigo dos EUA competirem em condições equitativas por 750.000 toneladas métricas (cerca de 28 milhões de bushels) de trigo livre de impostos”, aponta o analista Luiz Fernando Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica.

Chris Kolstad, produtor de trigo e presidente do USW, afirma que todos estão “gratos à Administração Trump por defender os interesses dos agricultores norte-americanos e especificamente ao principal negociador agrícola, Gregg Doud, bem como ao subsecretário do USDA, Ted McKinney, por priorizar a questão do compromisso da exportação livre de impostos ao Brasil”. 

“Essa nova oportunidade nos dá a chance de aplicar financiamento do Programa de Comércio Agrícola e outros programas para construir relacionamentos mais fortes com os moinhos brasileiros e um mercado mais consistente para o trigo dos EUA”, completou.

Ben Scholz, presidente do NAWG e produtor de trigo em Lavon, Texas, afirmou que “esta é uma grande vitória para os agricultores de trigo dos EUA, a gestão Trump e membros do Congresso que pressionaram por essa questão. Esperamos ter uma relação comercial mais forte entre nós”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.