CI

EUA construirá silos de grãos na Ucrânia

O transporte de grãos por trem e caminhão apresenta alguns desafios


Foto: Leonardo Gottems

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que silos temporários de grãos seriam construídos ao longo das fronteiras ocidentais da Ucrânia para ajudar o país, que foi invadido pela Rússia no final de fevereiro, a exportar mais grãos.

Durante seu discurso em uma convenção sindical da Filadélfia, Biden disse que os Estados Unidos planejam “trabalhar em estreita colaboração com nossos parceiros europeus para colocar 20 milhões de toneladas de grãos bloqueados na Ucrânia no mercado para ajudar a reduzir os preços dos alimentos. Ele não pode atravessar o Mar Negro porque será soprado para fora da água.”

Biden estava se referindo ao bloqueio russo de portos ucranianos que inclui a colocação de minas marítimas. Com grande parte da safra antiga ainda armazenada, as autoridades ucranianas disseram que estão ficando sem armazenamento para a nova safra de grãos.

Embora os silos temporários de grãos na fronteira ocidental do país sejam bem-vindos, a quantidade de grãos que pode ser transportada por ferrovia para a Europa Ocidental é insignificante em comparação com a capacidade de embarque de grãos dos portos. O transporte de grãos por trem e caminhão apresenta alguns desafios, incluindo capacidade limitada de transporte por caminhão e a necessidade de reconfigurar vagões na fronteira para se adequar a uma bitola mais estreita usada em outros países.

Os portos da Ucrânia estão parcialmente danificados ou destruídos, disse Bratchuk, mas aqueles que estão em condições de funcionamento parcial ainda não podem ser usados por causa do bloqueio. Um dos maiores terminais de grãos, Nika-Tera, em Mykolaiv , foi destruído há poucos dias, disse Bratchuk. Esse terminal tinha capacidade para armazenar até 500.000 toneladas de grãos por vez e está equipado com três máquinas de carregamento a granel.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.