CI

EUA devem liberar Dicamba com “regras especiais”

Problemas de deriva causam polêmica em estados norte-americanos


A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês) está inclinada a permitir que os agricultores utilizem o herbicida do Dicamba no próximo ano, revelou um funcionário do órgão ligado à decisão. A fonte, porém, adiantou que serão estabelecidas regras adicionais para a pulverização destes produtos.

O Dicamba está no centro de uma polêmica em diversos estados norte-americanos em função de problemas de deriva denunciados por agricultores em estados como Missouri, Arkansas e Dakota do Sul. Os estragos levaram a Agência a considerar a possibilidade de restringir o uso do herbicida Dicamba para o período do início da primavera do Hemisfério Norte, antes da emergência da soja sobre o solo.

O chefe interino do departamento de herbicidas do Escritório de Programas de Pesticidas da EPA, Reuben Baris, explicou que a agência ainda não determinou quais serão esses passos necessários para mitigar os problemas associados ao Dicamba. O herbicida é utilizado no combate a ervas daninhas resistentes ao glifosato.

No Brasil há dois produtos atualmente fabricados tendo como ingrediente ativo o Dicamba, ambos produzidos pela Basf: Atectra Soy e Dicamax. Até o momento não foram relatados problemas relevantes de deriva na aplicação do produto no País.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.