EUA e aliados se unem contra escassez de alimentos
CI
Imagem: Pixabay
MUNDO

EUA e aliados se unem contra escassez de alimentos

A Rússia e a Ucrânia estão entre os maiores exportadores de trigo do mundo
Por: -Leonardo Gottems

A escassez global de alimentos é uma possibilidade real como resultado da invasão russa da Ucrânia, disse o presidente Biden a repórteres enquanto se reunia com aliados em Bruxelas na quinta-feira. Líderes ocidentais, incluindo a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, se juntaram a Biden para dizer que intensificariam seus programas de combate à fome e incentivariam seus agricultores a cultivar mais alimentos.

“Sim, falamos sobre a escassez de alimentos. E vai ser real”, disse Biden durante uma entrevista coletiva. “O preço dessas sanções não é apenas imposto à Rússia, mas também a muitos países, incluindo países europeus e nosso país também.”

Líderes do Comitê de Agricultura da Câmara instaram o governo a usar dinheiro de uma reserva de fome do USDA, o Bill Emerson Humanitarian Trust, para complementar os programas de ajuda alimentar dos EUA. “A escassez de oferta ou o aumento dos preços afetarão desproporcionalmente os países em desenvolvimento e de renda média que dependem fortemente das importações de alimentos”, disseram eles em uma carta. Havia mais de US $ 260 milhões na confiança no ano passado.

A Rússia e a Ucrânia estão entre os maiores exportadores de trigo do mundo, e a Ucrânia é um dos principais exportadores de milho. Esperava-se que a guerra e as sanções econômicas reduzissem drasticamente as exportações de grãos no curto prazo e suprimissem a produção agrícola este ano. Mais  13 milhões de pessoas  em todo o mundo podem ser empurradas para a fome por causa dos altos preços dos alimentos e interrupções no fornecimento causadas pela guerra, disse a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação na semana passada. A taxa global de fome de 9,9% já era a maior em 13 anos, devido à pandemia.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.