EUA e Coréia do Sul firmam acordo comercial de arroz

COMÉRCIO GLOBAL

EUA e Coréia do Sul firmam acordo comercial de arroz

"Isso será extremamente benéfico para os produtores norte-americanos"
Por: -Leonardo Gottems
850 acessos

Os Estados Unidos chegaram a um acordo com a Coréia do Sul sobre o acesso ao mercado do arroz americano. Pelo acordo, a Coréia do Sul fornecerá acesso a 132.304 toneladas de arroz dos EUA anualmente, com um valor anual de aproximadamente US $ 110 milhões. 

A Coréia do Sul também concordou com disciplinas importantes para garantir transparência e previsibilidade em relação à licitação e leilão de arroz nos EUA. Nesse cenário, as autoridades informaram que o acordo que foi negociado entrará em vigor a partir do dia primeiro de janeiro de 2020. 

"Graças à liderança do presidente Trump, este acordo oferece a nossos agricultores o maior volume garantido de acesso ao mercado de arroz na Coréia que os Estados Unidos já desfrutaram", disse o representante comercial dos Estados Unidos Robert Lighthizer. "Isso será extremamente benéfico para os produtores americanos e seus clientes na Coréia, que terão acesso a arroz americano de alta qualidade e custo competitivo", completou. 

Em 2014, EUA, Austrália, China, Tailândia e Vietnã entraram em negociações com a Coréia do Sul quando expirou seu tratamento especial para o acesso ao mercado de arroz sob a Organização Mundial do Comércio (OMC). Como resultado dessas negociações, a Coréia do Sul concordou em incluir em seu cronograma da OMC um contingente tarifário de 408.700 toneladas para as importações de arroz com um imposto de 5% dentro da cota e um direito de 513% acima da cota. 

Dessas 408.700 toneladas, a Coréia do Sul alocará 388.700 toneladas de arroz em cotas específicas de cada país sob um Acordo Plurilateral com os EUA, Austrália, China, Tailândia e Vietnã. As 20.000 toneladas restantes serão administradas globalmente, pelas quais os fornecedores norte-americanos também podem concorrer. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink