EUA exportam 38 mil t de soja ao Brasil, aponta agência marítima
CI
Imagem: Divulgação
EXPORTAÇÃO

EUA exportam 38 mil t de soja ao Brasil, aponta agência marítima

Embarque de 38 mil toneladas de soja dos EUA para o Brasil representa a maior transação do tipo desde 1997
Por:

Uma exportação de 38 mil toneladas de soja dos Estados Unidos para o Brasil foi registrada na programação de navios de uma agência marítima, indicando embarque atípico do produto para o país sul-americano que lida com uma escassez após fortes vendas externas.

Conforme apontou a agência Southport na segunda-feira, o carregamento estava sendo realizado em terminal de exportação de grãos perto de Baton Rouge, na Louisiana.

O embarque pouco usual dos EUA, segundo maior exportador global de soja, para o Brasil, principal fornecedor da oleaginosa, vem em momento em que o país sul-americano lida com uma alta nos preços dos alimentos.

O navio Discoverer chegou ao terminal portuário Louis Dreyfus Port Allen, na Louisiana, ao longo do rio Mississippi, na manhã de segunda-feira, segundo dados do Refinitiv Eikon.

O Discoverer é um navio que pode carregar cerca de metade da carga dos grandes Panamax, que são usados para levar embarques de 60 mil a 70 mil toneladas de uma única vez para grandes importadores como a China.

O navio, afretado pela Louis Dreyfus Company (LDC), deve chegar ao porto de Paranaguá em 20 de novembro, segundo informação de agência marítima, a Cargonave.

A Louis Dreyfus não respondeu de imediato a um e-mail pedindo comentários.

O presidente Jair Bolsonaro disse na semana passada que o Brasil estava importando soja e arroz.

O Brasil suspendeu no mês passado de maneira temporária as tarifas sobre importações de milho, soja e subprodutos da oleaginosa de fora do Mercosul, em uma tentativa de conter a inflação.

Meses de exportações recorde de soja do Brasil para a China neste ano reduziram a disponibilidade doméstica do grão, e uma oferta significativa da próxima safra não chegará antes de janeiro.

Do total de 56,3 milhões de toneladas de soja que a China importou de abril a setembro deste ano, 48,9 milhões de toneladas, ou 86%, foram do Brasil.

O embarque de 38 mil toneladas de soja dos EUA para o Brasil representa a maior transação do tipo desde 1997, quando o país importou mais de 600 mil toneladas da oleaginosa norte-americana, segundo dados do Censo dos EUA.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink