CI

EUA não reduzirão mais tarifas da China por enquanto

No entanto, tudo depende do resultado do próximo acordo


As tarifas em mercadorias chinesas que entram nos Estados Unidos provavelmente permanecerão em vigor até depois da eleição presidencial americana, diz o Bloomberg. O portal ainda explicou que isso dependerá do cumprimento de Pequim dos termos de um acordo comercial da primeira fase, que será assinado em breve. 

Os dois lados entendem que, menos de dez meses após a assinatura do acordo na Casa Branca na quarta-feira, os EUA revisarão o progresso e potencialmente considerarão cortes adicionais nas tarifas que afetam US $ 360 bilhões em importações da China, disse o Bloomberg. 

O período de revisão, que não deve ser especificado no texto do acordo, pretende dar ao governo Trump tempo para verificar a aderência da nação asiática aos termos do pacto. Não afetará pela metade a tarifa de 15% de cerca de US $ 120 bilhões em mercadorias chinesas anunciadas em dezembro e que ainda está por vir. 

O secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, falando aos repórteres na noite de terça-feira, negou que houvesse caminho para a China obter alívio tarifário dos EUA antes que os dois países chegassem a um acordo de fase dois. Ele acrescentou que não havia ligação entre o cronograma de reduções tarifárias e as eleições de novembro. 

“Essas tarifas permanecerão em vigor até a segunda fase. Se o presidente conseguir a segunda fase rapidamente, ele considerará liberar tarifas como parte da segunda fase. Caso contrário, não haverá redução tarifária. Portanto, não tem nada a ver com a eleição ou qualquer outra coisa. Não há acordos secretos”, afirmou o secretário.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.