CI

EUA planejam vacinar 'metade da população' contra gripe A

EUA planejam vacinar 'metade da população' contra gripe suína


ATLANTA - Autoridades de Saúde nos Estados Unidos recomendaram, nesta quarta-feira, que metade da população do país seja vacinada contra o vírus H1N1, da gripe suína.

Segundo o Comitê Assessor para Práticas de Imunização do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o governo deve se preparar para vacinar cerca de 160 milhões de pessoas.

O Comitê recomendou ainda que grávidas, funcionários do sistema de saúde, crianças e adultos com idade até 24 anos sejam priorizados na vacinação.

A campanha de vacinação, que distribuirá duas doses da vacina por pessoa, deve começar em outubro.

- A principal mensagem é que será metade da população, a metade mais jovem e também os trabalhadores da área de saúde - disse Kathy Neuzil, do Comitê do CDC.

Apesar da recomendação, o Comitê afirmou que a lista para a campanha pode ser alterada, já que ainda não se sabe se a produção de vacinas até outubro será suficiente para abastecer metade da população.

'Nova onda'
De acordo com o correspondente da BBC em Washington Daniel Sandford, os casos de gripe suína estão diminuindo nos Estados Unidos, depois de um pico registrado há dez semanas.

Ele afirma, no entanto, que especialistas esperam uma nova onda de casos da doença durante os meses mais frios do outono.

Um estudo recente realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças, publicado nesta quarta-feira, sugere que as mulheres grávidas são mais propensas a precisarem de tratamento hospitalar depois de contrair o vírus H1N1.

Segundo a pesquisa, as grávidas são quatro vezes mais propensas a serem hospitalizadas por gripe suína do que o restante da população. Além disso, elas também correm mais risco de sofrerem complicações caso não recebam o tratamento antiviral logo após o diagnóstico.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.