CI

EUA recuam na decisão e proíbem clorpirifós

O clorpirifos é usado como pesticida desde 1965 em fazendas e em áreas não agrícolas


Foto: Divulgação

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) anunciou que proibirá o uso do pesticida clorpirifós nas plantações, de acordo com informações do portal AgroFy. A Reuters cita a decisão como uma vitória para os ativistas ambientais que lutaram para impedir o uso do produto químico aplicado em plantações que vão de milho e soja a couve de Bruxelas e brócolis. 

"A EPA está dando um passo atrás para proteger a saúde pública", disse o administrador da EPA Michael Regan. "Acabar com o uso de clorpirifós nos alimentos ajudará a garantir que as crianças, os trabalhadores agrícolas e todas as pessoas estejam protegidas das consequências potencialmente perigosas deste pesticida”, completou. 

O clorpirifos é usado como pesticida desde 1965 em fazendas e em áreas não agrícolas como campos de golfe, de acordo com a EPA. No entanto, os pedidos diminuíram devido a restrições estaduais, produção reduzida e desenvolvimento de produtos alternativos , disse a agência. 

A EPA proibiu o uso de clorpirifos em 2015 sob o comando do presidente Barack Obama, depois que a agência decidiu que não tinha certeza se a exposição ao produto químico em alimentos e água seria prejudicial. Mas a EPA do presidente Donald Trump reverteu a decisão, dizendo que não havia evidências suficientes para vincular a exposição ao clorpirifós aos problemas de saúde das crianças. 

“A EPA está finalmente seguindo suas próprias descobertas sobre este pesticida venenoso”, disse Allison Johnson, uma advogada do Conselho de Defesa de Recursos Naturais. No ano passado, a Califórnia proibiu os agricultores de usar produtos clorpirifós e os fabricantes de vendê-los devido a problemas de saúde. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.