CI

EUA renova aprovação do paraquat 

Em outubro, a EPA propôs a proibição de aplicações aéreas de paraquat


Foto: Divulgação

Após nove meses de revisão, a EPA  finalizou sua decisão provisória sobre o herbicida paraquat na segunda-feira, mantendo efetivamente o herbicida no mercado dos EUA por 15 anos. A agência decidiu permitir a aplicação aérea do produto químico em uma ampla gama de culturas do que a proposta em outubro passado, mas também impôs medidas adicionais para proteger a saúde humana, como zonas tampão de 15 a 75 pés ao redor das casas quando aplicado por via aérea. 

O paraquat, aprovado pela primeira vez em 1964, é usado em ervas invasoras e gramíneas de milho, algodão, soja e outras safras. O uso aumentou na última década para lidar com “super ervas daninhas” que desenvolveram resistência a outros herbicidas. 

Como precauções de segurança, a EPA limitou os pilotos a pulverizar 350 acres por dia com paraquat, exceto quando ele está sendo usado para secar o algodão antes da colheita; necessárias cabines de trator fechadas se um agricultor estiver tratando de mais de 80 acres por dia; proibiu o uso de paraquat em pulverizadores de mochila; e os referidos trabalhadores não podem entrar em um campo até 48 horas após a aplicação do paraquat. 

Em outubro, a EPA propôs a proibição de aplicações aéreas de paraquat, exceto para a secagem do algodão. Na segunda-feira, disse que a pulverização aérea seria permitida em todas as safras aprovadas. 

Um estudo de 2020 com famílias de fazendeiros que participaram do Estudo de Saúde Agrícola de longo prazo   não encontrou associação entre a exposição ao paraquat e a doença de Parkinson, ao contrário de uma análise de 2011. A EPA afirmou que, após uma revisão completa da literatura científica, “não encontrou uma ligação clara entre a exposição ao paraquat de usos rotulados e resultados adversos à saúde, como doença de Parkinson e câncer”. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.