EUA se dizem "entusiasmados" com parceira com Brasil para álcool
CI
Agronegócio

EUA se dizem "entusiasmados" com parceira com Brasil para álcool

Fontes do governo vêem com bons olhos um acordo com o governo brasileiro
Por:

A cooperação entre Estados Unidos e Brasil em relação ao álcool combustível estará na pauta de conversas entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e George W. Bush no Brasil no início do próximo mês. Fontes do governo americano dizem que os Estados Unidos vêem com bons olhos um acordo com o governo brasileiro.

"Estamos entusiasmados com a perspectiva de cooperação com o Brasil. Dentro da cooperação está também trabalhar com outros países", disse um funcionário do governo dos EUA. Juntos, Brasil e Estados Unidos respondem por mais de 70% da produção mundial de etanol. Bush anunciou no mês passado que o país deverá reduzir em 20% o consumo de gasolina até 2017, o que inclui a busca por biocombustíveis, entre eles, o álcool.

"Estamos procurando parcerias para reduzir a nossa dependência do petróleo, mas seria prematuro falar algo agora já que estamos conversando", disse.

Apesar das negociações, a eventual parceria com os norte-americanos não deve alterar, ao menos até o fim de 2008, as tarifas aplicadas nos EUA sobre as importações de álcool de países como o Brasil, segundo o secretário (ministro) de Energia dos EUA, Samuel Bodman.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink