CI

EUA sofre com êxodo rural

“Mais de 80% de todos os condados agrícolas estão despovoando"


Mais de um terço dos condados rurais dos Estados Unidos estão sofrendo perdas demoradas e significativas da sua população, segundo o demógrafo Kenneth Johnson e o colega de política Daniel Lichter em um breve resumo da Universidade de New Hampshire. Eles explicam que a tendência é de que esse número aumente com o passar dos tempos. 

“Mais de 80% de todos os condados agrícolas estão despovoando. E esse despovoamento reflete o impacto histórico da queda do emprego na agricultura, resultante da mecanização e da consolidação agrícola”, explicaram os especialistas. 

O despovoamento é maior nas planícies, mas também afeta o centro-norte de Iowa, o sul de Iowa, o norte do Missouri e o oeste de Illinois. No entanto, este fenômeno de debandada das populações agrícolas está longe de ser universal, já que muitos países gozam de populações crescentes, ao mesmo tempo em que outros sofrem pelo contrário 

Para chegar a essa conclusão, Johnson e Lichter analisaram os dados do Censo desde 1900 e dizem que um "condado de despovoamento" atingiu o pico de população em 1950 e declinou em pelo menos 25% até 2010. Desta forma, uma quantidade considerável de pessoas acabou abandonando as áreas rurais do país. 

Um dos principais fatores no despovoamento é a perda de jovens adultos que se mudam para outro local de trabalho. Quando eles saem, há menos filhos nascidos para compensar o envelhecimento dos adultos. Seis em cada 10 municípios que tiveram um despovoamento tiveram mais mortes do que nascimentos de 2000 a 2010. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.