CI

EUA teve ano de montanha-russa na pecuária 

“Tem sido frustrante para os produtores"


Foto: Marcel Oliveira

Para a pecuária, 2021 foi uma montanha-russa, de acordo com o portal especializado agriculture.com. De preços imprevisíveis a propostas de combate que poderiam ter um impacto desastroso para os produtores, o setor enfrentou diversos altos e baixos ao longo do ano. 

 Todd Wilkinson, que opera uma operação de criação de bezerros e alimentação em Dakota do Sul, enfrentou os problemas em primeira mão. Como vice-presidente da National Cattlemen's Beef Association (NCBA), Wilkinson também ouviu os produtores de todo o país sobre suas lutas. 

Como proprietário da Wilkinson Livestock, Wilkinson diz que seu maior obstáculo tem sido o preço imprevisível do gado vivo, ganhando algo entre US $ 112 por cento e US $ 139 por cento. O aumento dos custos da ração dificultou a obtenção de uma taxa de retorno eficiente ao avaliar quantas cabeças de gado comprar. O mercado de 2021 também manteve os produtores presos na mesma faixa de preço por meses. 

Don Close, analista sênior de proteína animal da Rabo AgriFinance, diz que, no que diz respeito ao preço, este ano foi bom para embaladores e mercearias. De acordo com o Bureau of Labor Statistics, os preços da carne bovina de mercearia aumentaram 20,1% entre outubro de 2020 e outubro de 2021. No entanto, os produtores não notaram um salto até o segundo semestre do ano. 

Em um ano normal, os preços do gado disparam em abril, depois caem no verão, antes de subir novamente no inverno. Este ano, o primeiro trimestre registrou altos preços de mercado, mas um patamar de preços de maio a outubro, em vez de altas e baixas.  

“Tem sido frustrante para os produtores, porque eles viram preços recordes de varejo para carne bovina e margens recordes de empacotamento, mas não conseguiram obter sua fatia do bolo”, disse Close. “No entanto, os níveis de preços para o segundo semestre deste ano foram incrivelmente fortes.” 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.