EUA vão à OMC contra proibição a transgênicos da UE


Agronegócio

EUA vão à OMC contra proibição a transgênicos da UE

Por: -Admin
1 acessos

Os Estados Unidos apresentarão uma queixa na OMC (Organização Mundial do Comércio) contra a proibição européia de importação de alimentos geneticamente modificados, revelaram fontes do governo em Washington. "Nos colocaram contra a parede", disse um funcionário americano, pedindo anonimato. A fonte acrescentou que Washington pretende apresentar o caso na OMC, o mais tardar, em junho.

O governo americano ainda está analisando qual é o melhor momento para apresentar o pedido. O que está sendo discutido é se isto será feito antes ou depois da Cúpula do G-8 em Evian, na França. O presidente americano, George W. Bush, pretende viajar ao litoral francês no início do mês que vem, para a reunião anual dos chefes de Estado de Grã-Bretanha, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Rússia e Estados Unidos.

Richard Mills, porta-voz do representante do Comércio Exterior dos Estados Unidos, Robert Zoellick, não quis comentar a decisão e disse apenas que "a moratória da União Européia contraria as regras da OMC e tem de ser levantada". Um grupo de países da União Européia impôs a moratória sobre as importações de produtos geneticamente modificados, o que deteve sua comercialização. Os Estados Unidos alegam que a proibição aplicada em 1999 prejudica suas exportações de algodão, soja e milho.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink