CI

Europa confirma segurança de milho OGM

Painel continuará avaliando outros produtos


A Autoridade Europeia para a segurança dos Alimentos (EFSA)está avaliando pedidos de registro para culturas geneticamente modificadas e acabou de confirmar a segurança de um milho que é resistente à seca, ao glifosato e ao ataque das insetos. Até agora, apenas o milho Bt, que é resiste ao ataque da broca havia sido aprovado no continente.

O painel já avaliou previamente os cinco eventos individuais de milho e 11das subcombinações, sem identificar riscos à segurança, Não foram identificados novos dados sobre os eventos individuais de milho ou as subcombinações que seriam suficientes para modificar as conclusões originais dos cientistas responsáveis pela modificação genética.

O painel concluiu, então, que esse tipo de milho é tão seguro e nutricionalmente compatível ao seu equivalente convencional e às variedades de referência não modificadas geneticamente que foram testadas nesse experimento avaliativo. “A caracterização molecular, a análise comparativa das características agronômicas, fenotípicas e composicionais, e o resultado da avaliação toxicológica, alergênica e nutricional indicam que a combinação dos eventos individuais de milho e das proteínas recentemente expressas não ocorre”, disse a conclusão da avaliação que assegurou a confiança no produto.

Dada a ausência de riscos de segurança para alimentos e rações de milho, o Painel considera que o monitoramento pós-comercialização desses produtos pode não se fazer necessário, visto que ele não demanda risco algum para a saúde e bem-estar de seus consumidores. O acompanhamento ambiental, no entanto, deverá ser feito.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.