CI

Europa incluirá certificação sustentável em combustíveis 

As refinarias de petróleo pediram que a UE reconheça os combustíveis líquidos como uma parte necessária


Foto: Arquivo Agrolink

A Comissão Europeia, órgão executivo do bloco, planeja incorporar certificações abrangentes de combustíveis e gases renováveis e de baixo carbono à Diretiva de Energia Renovável, que será revisada em junho próximo. Durante a 10ª Reunião de Alto Nível do Fórum de Refinação da UE - uma reunião que inclui representantes da indústria de refinação de petróleo, membros do Parlamento Europeu, funcionários da Comissão Europeia e outros no campo - o comissário de energia da UE, Kadri Simson, disse que 'as novas metas de redução de gases de efeito estufa significam que precisamos de uma legislação compatível. Portanto, em junho apresentaremos um conjunto de propostas que alinham nossa legislação com nossas novas ambições climáticas”. 

O presidente fez referência especial aos combustíveis, onde afirmou que “será incluída uma certificação abrangente para combustíveis e gases renováveis e de baixo carbono. E virá com um conjunto atualizado de incentivos para promover o uso desses combustíveis em diversos setores. Espera-se que esses critérios sejam baseados na economia de emissões de gases de efeito estufa do ciclo de vida completo”. 

A diretiva de imposto de energia da UE também será revisada de acordo com as metas climáticas atualizadas da UE para 2030, como parte de um pacote de leis da UE a ser apresentado em junho, disse Simson. Isso "também será relevante para vários combustíveis", acrescentou ele, "pois afeta diretamente as escolhas do consumidor". 

As refinarias de petróleo pediram que a UE reconheça os combustíveis líquidos como uma parte necessária para alcançar a descarbonização, dizendo que quimicamente "os combustíveis líquidos continuam sendo a melhor forma de armazenamento de energia". 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.