Europa suspende compra de laranjas argentinas
CI
Imagem: Pixabay
PROBLEMAS

Europa suspende compra de laranjas argentinas

O motivo foi uma doença nas laranjas
Por: -Leonardo Gottems

A Europa suspendeu unilateralmente a compra de laranjas argentinas devido à presença presumida da doença da mancha preta nas mercadorias que chegavam àquele mercado, de acordo com o portal argentino La Nacion. A doença não atinge as frutas para consumo humano, embora afete a estética. Em 2018, 52.404 toneladas de laranja foram enviadas para a Europa. 

Fontes oficiais disseram ao portal que os principais motivos que levaram a União Europeia a tomar esta decisão seriam os riscos fitossanitários relacionados com uma doença da qual está isenta. Fontes da atividade acreditam que pode haver, entretanto, um possível obstáculo tarifário. “Foi ignorado um pedido da Argentina para aplicar o conceito de regionalização, excluindo da suspensão frutas cítricas doces da região do NEA que não tiveram interceptação da doença”, afirmou o Servicio Nacional de Sanidad y Calidad Agroalimentaria (Senasa). 

De acordo com o Senasa, a decisão europeia foi precipitada, uma vez que do ponto de vista da normativa sanitária internacional não foram realizados nas laranjas detectadas os testes laboratoriais necessários às interceptações, como foi feito com os limões. Vale lembrar que para os limões os mesmos suspenderam seus embarques até o final de 2020. 

“Não há endosso científico para testes de laboratório, e a isso se somam as propostas feitas publicamente pelo setor citrícola espanhol sobre questões tarifárias”, indicaram na agência. Para o setor, isso se traduz mais em um problema comercial do que sanitário, uma vez que a mancha preta, cujo nome científico é phyllosticta citricarpa, é um fungo que não afeta nem o sabor da fruta, mas sim sua aparência externa devido às manchas. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink