CI

Europeus são os maiores importadores de produtos agrícolas brasileiros


De acordo com a Delegação da Comissão Européia no Brasil, a União Européia é o maior cliente agrícola do Brasil e o maior importador mundial. Junto com os Estados Unidos, esse bloco econômico é responsável por 50% das exportações brasileiras.

O embaixador Alberto Navarro acredita que a ampliação da União Européia, com a entrada de dez novos países, a partir de 1º de maio, é outro fator determinante para o crescimento econômico e político do Brasil e da Europa. Significa que novos mercados se abrirão às exportações brasileiras.

Com a ampliação do bloco, a população da União Européia vai passar de 380 milhões para 450 milhões de cidadãos, mais que o dobro da população brasileira e o triplo da japonesa. Serão ao todo 29 países com quem o Brasil e os demais países do Mercosul poderão firmar futuras parcerias.

“Este será um ano histórico para Brasil e União Européia. É o ano da reunificação do continente europeu porque oito países que viviam em regime comunista, onde estão 80 milhões de cidadãos, vão alcançar a democracia e o mercado ao entrarem na UE. Os dez países que farão parte do bloco europeu terão de baixar os impostos tarifários, o que poderá beneficiar o mercado para os países latino-americanos. Além disso, a Europa está voltada para a América Latina”, ressalta Alberto Navarro.

A Europa pretende ainda aproximar-se do Brasil na área de cooperação científica e tecnológica e tem no programa espacial “Galileo” uma política estratégica de acabar com o monopólio americano de sistema tecnológico GPS, aparelho que permite a localização exata via satélite e é aplicado principalmente no setor de tráfego aéreo. O programa “Galileo” está previsto para entrar em operação em 2008 e já conta com a participação da Índia e da China. O Brasil entraria como sócio oferecendo tecnologia espacial.

Outro interesse da União Européia é apresentar ao Brasil sua experiência com a utilização de uma moeda única, o que o bloco considera uma maneira de o Mercosul vir a baratear custos futuros.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.