CI

Evento aproxima estudantes da pesquisa agropecuária


Pelo menos 500 universitários devem participar da Semana do Estudante: floresta e meio ambiente, que começou ontem de manhã, 31, e vai até o próximo sábado, dia 05, com palestras e cursos no auditório da Universidade Federal de Roraima - UFRR, Universidade Cathedral e no campo experimental Confiança, da Embrapa Roraima.

O ciclo de palestras foi aberto pela pesquisadora Maristela Ramalho Xaud, da Embrapa Roraima, às 9 horas, no auditório da UFRR, com o tema Sensoriamento remoto em estudos florestais. Em seguida, o professor José Flutuoso, da UFRR, falou sobre a Aptidão dos solos para plantios florestais. O terceiro palestrante do dia foi o pesquisador Haron Xaud, da Embrapa, com o tema Potencial madeireiro de florestas em Roraima.

Hoje, primeiro de junho, também no auditório da UFRR, serão realizadas as seguintes palestras:

08:00 às 08:45 – Fenologia de espécies nativas ( pesquisador Moisés Mourão Jr, Embrapa Roraima );

08:45 às 09:30 - Sementes florestais ( professor José Beethoven, UFRR; e pesquisador Oscar Smiderle, Embrapa Roraima );

09:45 às 10:30 - Melhoramento de espécies florestais nativas ( pesquisador Paulo Emílio Kaminski, Embrapa Roraima );

10:30 às 11:15 - Crescimento de espécies florestais em plantios homogêneos ( pesquisador Hélio Tonini, Embrapa Roraima );

14:00 às 14:45 - Ciclagem de nutrientes em sistemas agroflorestais ( pesquisadora Patrícia Costa, Embrapa Roraima ):

14:45 às 15:30 - Utilização de leguminosas arbóreas como componentes de sistemas agroflorestais ( pesquisadora Jane Maria Franco de Oliveira, Embrapa Roraima ); e das

15:45 às 16:30 - Experiências com sistemas agroflorestais em Roraima ( pesquisadora Liane Ferreira e o técnico Carlos Vitoriano, Embrapa Roraima ).

Na quarta-feira, dia 02, na Universidade Cathedral, serão realizados os seguintes cursos: Produção de mudas florestais ( acontece durante toda a manhã, na fazenda Santa Cecília ); Inventário de florestas naturais ( facilitadores – Haron Xaud e Hélio Tonini ); Coleta e beneficiamento de sementes florestais ( facilitadores – José Beethoven e Oscar Smiderle ); Introdução aos sistemas agroflorestais ( facilitadores – Liane Ferreira e Carlos Vitoriano ); Biometria e manejo de povoamentos homogêneos ( facilitadores – Hélio Tonini e Moisés M. Jr); e Produção de orquídeas ( facilitador Bruno de Campos Souza ). A parte prática acontecerá no dia 05, no campo experimental Confiança.

O ciclo de palestra termina no dia 03, no auditório da UFRR, no período da manhã, com os temas: Suprimento de matéria-prima florestal: autorizações de desmatamento, MFS e florestas plantadas ( José Ponciano D. Filho e José Martins de S. Filho, técnicos do Ibama )Carbono em ecossistemas naturais de Roraima ( Reinaldo Barbosa, INPA; e Haron Xaud, Embrapa ); Plantios florestais comerciais de acácia ( técnico da empresa Ouro Verde ); e Florestas ribeirinhas ( José Beethoven ).

Esse evento, cujo objetivo é aproximar os estudantes da pesquisa, é promovido pela Embrapa Roraima e a UFRR, com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério Público Estadual e da Universidade Cathedral. O evento foi aberto precisamente às 08:30 horas, pelo delegado do Ministério da Agricultura, Gelb Platão. Em seguida, falaram o chefe geral da Embrapa Roraima, Antônio Carlos Centeno Cordeiro; e o reitor da UFRR, Roberto Ramos Santos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.