Evento de Agroecologia da Embrapa Arroz e Feijão será realizado amanhã

Agroecologia

Evento de Agroecologia da Embrapa Arroz e Feijão será realizado amanhã

Centro de pesquisa da Embrapa realizará, amanhã, sexta-feira (22)
Por:
52 acessos

O centro de pesquisa da Embrapa realizará, amanhã, sexta-feira (22), o VI Dia de Campo da Fazendinha Agroecológica. O objetivo do evento é apresentar tecnologias, produtos e práticas desenvolvidas na Fazendinha Agroecológica da Unidade e por parceiros do Estado de Goiás, para agricultores, cooperativas, instituições de pesquisa, ensino e extensão e demais interessados.

Já são cinco anos de existência ininterrupta deste evento, sempre realizado no mês de fevereiro, e a participação do público durante esses anos tem sido crescente, o que demonstra o grande interesse da comunidade goiana sobre o tema. As parcerias são o grande motivo do sucesso. Certamente, sem o envolvimento das instituições que estão integradas na Realização do Dia de Campo, não apenas na composição das palestras e apresentações. (Assista abaixo os vídeos dos professores Milton Sérgio Dornelles, do IFGoiano; e Wilson Mozena, da UFG)

A pesquisa científica é fundamental na busca de soluções sustentáveis do ponto de vista ambiental, social e econômico. Na Embrapa Arroz e Feijão, a Fazendinha Agroecológica foi criada há 15 anos e tem sido o cenário para a produção de arroz, feijão, milho, mandioca, frutas do cerrado, entre outras espécies, sem a utilização de qualquer agrotóxico ou produto sintético.

Trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses, artigos científicos e publicações técnicas foram produzidos ali, para levar ao conhecimento do público resultados em adubação verde, sistemas agrícolas florestais, qualidade do solo, fixação biológica de nitrogênio, entre outros, sempre considerando os princípios agroecológicos da diversidade e da multifuncionalidade. No entanto, além da veiculação de informações publicadas, também se faz necessária a divulgação e a multiplicação do conhecimento por meio de eventos, voltados a um público mais amplo, finalidade para a qual se destina o Dia de Campo da Fazendinha Agroecológica da Embrapa Arroz e Feijão.

Realização:

  • Embrapa Arroz e Feijão;
  • Núcleo de Pesquisa em Agroecologia (NEPA) / IFGoiano Câmpus Urutaí;
  • Grupo de Estudos em Manejo Agroecológico dos Solos, do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) APINAJÉ / UFG-IFG;
  • Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Orgânica de Goiás (ADAO);
  • Associação dos Produtores Agroecológicos de Anápolis e Região (APROAR);
  • Comissão de Produção Orgânica de Goiás (CPOrg-GO/Ministério da Agricultura);
  • EMATER/GO;
  • Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (CREMIC).
  • Núcleo de Pesquisa em Agroecologia (NEPA) da UFG.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink